Centro Oeste Paulista

Diretoria Municipal de Saúde de Herculândia realizou mutirões de coleta de Papanicolau

Publicado dia 24/10/2018 às 17h31min
Diretoria inovou abrindo posto de saúde no período noturno para melhor atender a população durante campanha do Outubro Rosa.

A Diretoria Municipal de Saúde realizou durante o mês de outubro, dois mutirões para realização coleta de Papanicolau e agendamento de mamografias. Um foi realizado no dia 10 de outubro no período noturno e outro no sábado dia 20 de outubro.

O objetivo do mutirão foi realizar o maior número de exames de prevenção do câncer do cólo de útero e possibilitar a todas as mulheres que trabalham ou não conseguem ir até o posto ou PSF nos dias comerciais.

A Diretora de Saúde, Irene Orenha, destacou a importância da realização do exame “o papanicolau tem a função de detectar células cancerosas ou anormais, e também condições como infecções e inflamações. Deve ser feito anualmente. Já a mamografia vale ressaltar que ela deve ser feita anualmente em mulheres acima de 40 anos, mas o mais importante é o auto exame que deve ser realizado constantemente em casa”.

Cerca de 100 exames foram realizados durante os dois mutirões. Além da coleta, foram realizados agendamentos para exames de mamografia.

 

A doença

O câncer de mama identificado em estágios iniciais apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura. Para a detecção precoce, é fundamental que a mulher realize o exame de mamografia uma vez ao ano. Caso seja identificado o câncer de mama, a mulher será encaminhada imediatamente para tratamento específico.

 
Fonte: POR PREFEITURA DE HERCULÂNDIA

ÚLTIMAS Notícias



Fale Conosco

R. Alberto Bernardes dos Santos, 100 - Tufic Baracat Pompeia/SP
(11) 97027-7246 | | (11) 97027-7246
willians.balero@radiogospelvidafm.com.br
https://tawk.to/chat/579620e52cbe90333b090aca/default